As praias mais bonitas de Araruama – RJ

Às margens da famosa Lagoa que dá nome à cidade, Araruama é repleta de belezas naturais e atrativos turísticos. Entre estas belezas estão tanto praias oceânicas quanto lacustres da Lagoa de Araruama, de Pernambucana e da Pitanguinha. Por conta disso, anualmente a cidade recebe grandes quantidades de pessoas que buscam um espaço para aproveitar as férias. Se você é uma delas e está procurando por casas em Araruama, veio parar na página certa. A seguir, apresentamos as cinco praias mais bonitas para se passar a temporada em Araruama:

5 praias mais bonitas para se passar a temporada em Araruama:

Praia de Massambaba

Praia de Massambaba

Wikimedia Commons

 

Localizada na Restinga de Massambaba, que dá nome à praia, esta é uma das praias oceânicas de Araruama. Ela possui longos 12km de extensão, com pontos de apoio nos rochedos entre Cabo Frio e Saquarema. Também está próxima às Lagoas Vermelha, Pitanguinha, Pernambuca e algumas salinas com moinhos. Suas areias brancas e finas são emolduradas pela restinga, tornando a praia uma das mais bonitas da região.

As ondas fortes que dominam os mares da Praia de Massambaba e o ambiente deserto, sem muitos turistas, atraem surfistas de todos os cantos do país. Além deles, pescadores de linha costumam passar as tardes na praia a fim de prover o seu sustento.

Por margear tanto a Lagoa de Araruama quanto o Oceano Atlântico, a Praia de Massambaba fica distante do centro, a cerca de 13 km do mesmo. Por conta disso, não possui uma estrutura consolidada de quiosques e restaurantes, sendo uma opção atrativa para aqueles que gostam de se conectar com a natureza. Além disso, é um cenário que garante belíssimas fotos.

Praia Seca

praia seca

Wikimedia Commons

 

Chamada pelos moradores locais de paraíso entre a Lagoa e o Mar, a Praia Seca também é um dos mais belos pontos turísticos de Araruama. Ainda que fique relativamente distante do centro da cidade, seu acesso é feito pela Estrada da Praia Seca, que contorna a Lagoa pela esquerda.

A maioria das casas em Praia Seca são de veraneio, tendo apenas alguns milhares de habitantes que residem na região. Na temporada, a população se eleva por causa dos turistas. A proximidade de Praia Seca com a cidade do Rio de Janeiro, em harmonia com o clima ameno e paisagens deslumbrantes, chama a atenção especialmente de pessoas vindas da capital fluminense, que lá se instalam. Por causa da sua fama, possui uma estrutura razoável de restaurantes e lojinhas de artesanato na rua principal do bairro que a margeia.

Quem visita a Praia Seca pode tanto mergulhar no mar, quanto tomar um banho na lagoa, pescar, surfar, andar de jeep ou aproveitar a paisagem. Do lado da lagoa, há praticantes de windsurf durante o ano todo. Nela também está localizada a Área de Preservação Ambiental de Massambaba em função da raridade de espécies vegetais, animais e ambientes ecológicos ali existentes.

 

Praia da Pontinha

Praia da Pontinha

Wikimedia Commons

Uma das 21 praias lacustres que margeiam a Lagoa de Araruama, a Praia da Pontinha é continuação da Praia de Araruama, e dá nome ao bairro no qual está localizada. Ela fica mais próxima do Centro da cidade, logo, oferece uma estrutura destacável de serviços e comércios, ruas asfaltadas, planas e uma bela vista. É possível encontrar na Pontinha restaurantes de todos os tipos, inclusive frutos do mar e pizzarias.

O Clube Náutico de Araruama também está localizado nesta praia. Lá embarcam e desembarcam diariamente iates, lanches e outras pequenas embarcações de turismo de classe média e alta, principalmente durante o verão. As diversas atividades aquáticas oferecidas na região tornam a praia um ótimo lugar para visitar com a família, inclusive para um piquenique no gramado às margens da lagoa salina.

Outro atrativo que leva muitas pessoas a visitarem a Praia da Pontinha é a lama medicinal encontrada em alguns trechos ao longo de seus quase 1km de extensão. Esta é resultado do solo conchífero da região e possui efeito terapêutico sobre reumatismo, artrite reumatóide e enfermidades cutâneas. Algumas pessoas chegam à lagoa indicadas por médicos estrangeiros, uma vez que sua lama é comparada, em termos de efeitos terapêuticos, com a existente no Mar Morto.

 

Praia da Iguabinha

Praia da Iguabinha

Wikimedia Commons

 

Os 2,5 km de extensão que formam a Praia da Iguabinha estão localizados em uma região privilegiada da cidade de Araruama, onde se encontram diversas residências de veraneios, hotéis, restaurantes de bares. Suas águas mornas, claras e cristalinas, propícias a banho, e com areias brancas chamam a atenção de diversos turistas.

Destaca-se por ser uma das regiões mais limpas da Lagoa de Araruama, pois parte dela fica dentro de condomínios particulares que portanto não jogam esgotos para a Lagoa. O fato de ser menos poluída que outras partes da Lagoa também se deve ao fato de estar mais próxima de Cabo Frio, onde existe uma abertura do canal. Sua proximidade com a BR-116, que dá acesso a Cabo Frio, torna Iguabinha uma praia de fácil acesso e condução.

 

Praia do Barbudo

 

Praia do Barbudo

Wikimedia Commons

 

Extensão da Praia do Coqueiral, a Praia do Barbudo possui singelos 250 metros de comprimento. No entanto, seu tamanho reduzido oferece grandes belezas, por conta de sua areia branca e batida, com águas calmas e um gramado próximo, perfeito para piqueniques e práticas de esportes. Além disso, a área na qual está localizada é repleta de restaurantes, bares e quiosques destacáveis, como o Bar-Budo, que costuma ser bem procurado por aqueles que gostam de saborear petiscos e curtir o ambiente. Ainda que renomados, os empreendimentos da região são conhecidos pelo preço justo.

A época mais movimentada da Praia do Barbudo é o Carnaval, quando ocorrem diversos shows em sua orla. No resto do ano, é um local tranquilo e familiar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *