Entenda a importância do seguro de cargas

Você já ouviu falar sobre o seguro de transporte de cargas internacionais? Esse serviço é muito importante e útil, principalmente para quem faz operações de importação e exportação, pois a verdade é que ninguém quer ter prejuízos com mercadorias, sejam compradas ou vendidas.

seguro de carga é ideal para proteger sua mercadoria e evitar possíveis prejuízos no momento do transporte, seja aéreo, terrestre ou aquaviário. Com a falta de segurança que há hoje em dia, quanto mais se prevenir, melhor.

Vale ressaltar que o seguro de transporte de cargas internacionais não é o mesmo que os seguros obrigatórios por lei que os donos do meio de transporte devem contratar, referentes ao:

  • RCA-C (Seguro de Responsabilidade Civil do Armador de Cargas)
  • RCTR – VI (Seguro Responsabilidade Civil do Transportador em Viagem Internacional)

Entenda melhor o funcionamento desse tipo de seguro de cargas internacional:

Durante um percurso, uma mercadoria está sujeita a diversos fatores. Um dos principais é o roubo, que além do saque da mercadoria, pode haver também o furto do veículo, o chamado desvio de carga.

Além dessa questão, há o risco de acidentes que acabam danificando a carga e dependendo da situação, há perda total do que estava na embarcação, aeronave ou caminhão. Este último, muitas vezes decorrentes de tombamentos, descarrilamentos, colisões e até incêndios.

Esses acontecimentos também estão relacionados às condições das estradas. Muitos buracos, falta de sinalização e desníveis prejudicam os motoristas que devem ter atenção quando estão dirigindo.

Ainda mais, pessoas que trabalham com vendas e comércio exterior são as que mais devem estar atentas a essas situações. Nenhum cliente gosta de ter problemas com produtos comprados e se isso não for pensado ou prevenido, a chance do comprador voltar a fazer negócio é mínima. O que gera um grande prejuízo, pois uma empresa ou vendedor que não consegue resolver seus problemas acaba perdendo valor no mercado.

E tudo isso pode ter uma solução: a contratação desse tipo de seguro de carga, para assim ter cobertura em casos de avarias (dano, deterioração ou desgaste que aconteça a algo), roubos, perdas e extravios (desaparecimentos/sumiços). Além de economia em possíveis casos de gastos com imprevistos.

Mas então como faz para contratar esse serviço?

A contratação deste seguro é realizada com base no Incoterms (International Commercial Terms) – termos internacionais de comércio, em português. Essas condições garantem os deveres e direitos de quem exporta e importa.

Você deve então explicar sobre seu negócio e qual será a carga, a partir disso vão avaliar o melhor tipo de transporte (por terra, mar ou céu), quais os possíveis riscos e assim direcionar o que for mais adequado para sua mercadoria.

Todo esse processo é feito exclusivamente para tornar o transporte da mercadoria até o destino final mais tranquilo e seguro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *