Conheça 6 Pratos Típicos Portugueses que você já comeu e não sabia.

Portugal é totalmente desproporcional à sua extensa tradição gastronômica. Isso se deve a grande cultura portuguesa e sua história na culinária com mais de 8 séculos. Foram vários povos, de diferentes regiões do mundo, que influenciaram a culinária desse país: os fenícios, os romanos, os mouros, dentre outros.

Na chamada Era dos Descobrimentos, um dos pontos mais altos das civilizações ibéricas, a culinária portuguesa se intensificou mais graças ao seu comércio e suas colônias.

Portugal criou seu primeiro império global da história, em uma época em que era uma das maiores forças navais do mundo. Durante esse tempo, os navegantes trouxeram para o país vários alimentos estranhos aos olhos e costumes dos portugueses.

As especiarias vindas e adotadas pela população passaram a ser misturadas aos alimentos já existentes e consumidos. Esse período foi muito importante para que fosse criada uma culinária com um caráter nacional.

Muitos temperos e sabores agridoces vieram nas velas do Infante D. Henrique e seus homens. Entre esses alimentos estão, por exemplo, pimenta, canela e noz moscada.

O apoio da culinária existente na região foi herdado pelos romanos, como ocorreu com a maior parte dos países do Mediterrâneo. Os primeiros portugueses apreciavam vinhos – os romanos eram grandes cultivadores de uva, pão e azeite.

Muito da comida adquirida pela população vinda do mar. Peixes e frutos do mar fazem parte da lista de alimentos mais tradicionais, e grande parte dos pratos portugueses conhecidos no mundo todo são feitos com esses ingredientes. Nessa categoria de alimentos, que compõem diversas comidas típicas portuguesas, estão os mariscos, o berbigão, o mexilhão, as conquilhas e, talvez o mais consumido e conhecido, o bacalhau.

Conheça 6 Pratos típicos portugueses:

1 – Açorda de Mariscos

Composta por mariscos como camarão, berbigão e amêijoas (moluscos lamelibrânquios). Os ingredientes são preparados individualmente, e, logo após, é acrescentado pão, calda de peixes, ovos e temperos. A Açorda de Mariscos fica com uma aparência deliciosa, como pode-se ver na foto.

2 – Alheira de Mirandela

Para quem não sabe, a alheira é um abarrotado que pode ser feito com diversos alimentos, como aves, pão de trigo, carne, gordura de porco, etc. Foi idealizada pelos judeus, como alimento de viagem, quando fugiam da Inquisição. A Alheira de Mirandela é preparada em formato cilíndrico, com um contorno que lembra o desenho de uma ferradura. O invólucro usado na preparação é uma tripa de porco ou boi.

3 – Arroz de Pato

Os ingredientes usados para preparar esse prato já demonstram o quão saboroso ele pode ser: bacon defumado, carne de pato, presunto, arroz e chouriço. A carne de pato é cozida juntamente com o presunto e o bacon numa panela grande com água. Depois, o arroz é preparado com essa mesma água. Por final, as carnes são desfiadas e misturadas ao arroz.

4 – Bacalhau

O bacalhau é um dos alimentos mais consumidos no país, e por isso dele se originaram diversos pratos diferentes. Só para citar alguns: Bacalhau à Brás, Bacalhau com Curry, Posta de Bacalhau Cozido, Bacalhau à Milú, Bacalhau com Natas e Bacalhau à Minhota. É um alimento amplamente difundido e muito consumido também no Brasil, principalmente na semana santa dos católicos.

5 – Caldo verde

Para se preparar um caldo verde precisa-se de batatas, caldo de galinha ou de carne, azeite, paio, linguiça (aqui no Brasil conhecida como linguiça portuguesa), couve e água. O preparo é parecido com o cozimento de uma sopa, mas o sabor é único.

6 – Cozido à portuguesa

É feito com uma grande quantidade de vegetais, carnes e enchidos. Não existe uma forma correta de preparo desse cozido. Mesmo em Portugal a receita varia de região para região, já que ela pode ser encontrada em todo país. Com a água do cozido é comum fazer uma sopa na qual é acrescentado pão, arroz e outros ingredientes.

Você já conhece o site Receitas com Sabor, acesse lá e veja as dicas exclusivas para dar mais sabor as suas receitas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *